Como Organizar as Contas do Cartão de Crédito

Atualmente, todos já possuem um ou até mesmo, vários cartões de créditos, tendo como objetivo principal, ser capaz de efetuar o pagamento de todas as suas dívidas com os mesmos.

Entretanto, todos sabemos que quando não bem administrado, o cartão de crédito pode ser um grande vilão de sua vida financeiro, sendo capaz até mesmo, de negativar seu nome em contas.

Por essa razão, é fundamental termos controle de nosso cartão, mesmo que seja apenas um, já que os juros que lhe são acrescidos, podem aumentar o valor da conta significativamente.

Portanto, se você deseja saber como organizar as contas do cartão de crédito, sugerimos que confira todo o conteúdo deste artigo, até porque aqui, forneceremos diversas informações interessantes e importantes.

O que é e como funciona o cartão de crédito?

Antes que possamos apresentar como organizar as contas do cartão de crédito, é interessante ressaltarmos como o vilão da saúde financeira funciona.

O cartão de crédito, trata-se de uma forma de pagamento, atribuída por diversas pessoas, já que quando bem utilizada, apresenta diversas vantagens.

O crédito que aliás é o mais procurado de todo o mercado financeiro, funciona da seguinte maneira: você efetua todas as compras desejadas (contanto que esteja dentro do limite do cartão), para que então, você efetue o pagamento da fatura.

O dia em que a fartura vence, pé definido por você, e caso o pagamento seja feito em um prazo que não corresponde com o que você estabeleceu, serão acrescentadas taxas de juros sobre o valor original.

A taxa em questão, é o que chamamos de juros rotativo. Entretanto, ainda há uma outra, que está presente em nem todos os cartões, sendo a tão conhecida anuidade.

Devido o fato da anuidade nem sempre apresentar valores baixos, muitos preferem dividir o seu valor em até 12 vezes.

Entretanto, é importante ressaltarmos que antes que tenha o seu cartão de crédito em mãos, é necessário efetuar uma solicitação, que estará sujeita à análise.

Esta análise de aprovação, leva em conta algumas informações pessoais, além do seu histórico financeiro, pois só assim, a instituição financeira estará segura de que você realmente pode efetuar o pagamento de todas as faturas cujos valores sempre variam.

Na hora de escolher o cartão de crédito, é importante que veja qual a sua bandeira, até porque algumas não são aceitas em todos os estabelecimentos. As mais indicadas são as internacionais, que são aceitas em qualquer lugar do mundo.

Como organizar as contas do cartão de crédito

Muitas vezes, apesar de sermos aprovados no crédito, não somos capazes de arcar com uma nova fonte de dívida.

Entretanto, quando já possuímos um cartão, é fundamental que organizemos nossas contas com o mesmo, para que não se torne o tão temido vilão.

Portanto, confira algumas dicas de como organizar as contas do cartão de crédito:

  • Tenha um planejamento financeiro: possuir um planejamento financeiro é fundamental para que você tenha maior controle sobre sua renda.

Muitos consideram as planilhas a melhor forma de construir um planejamento, entretanto, uma simples lista com todos os seus gastos e comparativo com a sua renda mensal pode ser bastante eficiente.

  • Reavalie seu limite financeiro: muitas vezes as instituições financeiras disponibilizam limites além do que realmente podemos gastar.

Por isso, reavaliar qual o valor máximo que você pode utilizar de seu cartão de crédito a cada mês é uma boa dica para você não se enrolar cada vez mais em contas.

  • Negocie suas dívidas: caso já tenha se envolvido em dívidas e juros com o cartão de crédito, a melhor alternativa para novamente se organizar, é negociá-las.

Com a negociação, você pode conseguir pagar todas as suas contas por um preço mais justo e acessível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *