Como organizar as finanças pessoais

Você tem total controle sobre suas finanças pessoais? Mantermos nossa renda organizada é a chave para uma boa saúde financeira, oque consequentemente gera uma vida mais sossegada. Ou seja, manter organizada as finanças pessoais, pode ser bastante vantajoso. Entretanto, você sabe como isto deve ser feito? Atualmente, existem diversas dicas diferentes, mas qual devemos levar em conta.

Para que o gerenciamento de nosso dinheiro seja realmente vantajoso, é necessário estudo e análise, além de paciência, por isso, a utilização de métodos eficazes são fundamentais. Portanto, para que você possa obter algumas dicas de como organizar as finanças, além de outras informações interessantes, sugerimos que continue lendo este breve e explicativo artigo.

Oque é e como funciona finanças pessoais?

Está ficando cada vez mais claro, como nossos finanças, influenciam em nosso comportamento, oque pode comprometer diversas questões de nossa vida.

Ou seja, mantermos nosso dinheiro sobre controle, significa termos uma vida com menos estresse, e mais sossegada.

Mas afinal, do que exatamente se trata as finanças pessoais?

De forma geral, finanças pessoais basicamente trata-se de todas nossas fontes de renda, que por sua vez, servem para arcar com todas as nossas despesas financeiras.

Entretanto, caso não a mantermos controlada, haverá um grande descontrole em nossas contas, oque pode acabar gerando a negativação de nossos nomes.

Portanto, o intuito principal de mantermos organizada nossas finanças pessoais, é para termos então, uma saúde financeira estável.

Como organizar as finanças pessoais

Conforme já deixamos claro no início deste artigo, existem diversos métodos e dicas diferentes para mantermos nossas finanças pessoais organizadas. Portanto, confira a seguir, algumas que são bastante eficazes.

1-) Criação de planilhas

Vamos logo começar com uma das dicas mais utilizadas e com resultados bastante positivos, que é a criação de planilhas.

As mesmas podem ser feitas tanto de forma manual, quanto de forma digital, utilizando aplicativos e plataformas especializados.

Com a mesma, você consegue obter uma visão simples, porém, completa de toda a sua situação financeira. Podendo então definir estratégias para economizar dinheiro.

2-) Veja quais são todos os seus gastos

Saber exatamente para onde todo o seu dinheiro está indo, é uma outra dica que você deve levar em conta.

Desde as variáveis, às fixas; cada centavo importa.

3-) Veja qual o valor exato de sua receita mensal

Saber quanto você ganha exatamente, já descontando valores como vale transporte, INSS, entre outros, é outro ponto fundamental.

Assim, você pode analisar, juntamente com os seus gastos, se a sua renda mensal está sendo capaz de suprir todas despesas necessárias.

4-) Corte gastos

Para sair da confusão de ter várias contas acumuladas, com certeza oque deve ser feito é corte de gastos.

Portanto, com a lista de todas suas despesas, analise-as e então defina o que no momento pode ser considerado desnecessário.

Entretanto, é importante ressaltarmos que para uma organização de finanças pessoais ser realmente vantajosa, a mesma ainda deve lhe garantir uma qualidade de vida básica.

5-) Controle o cartão de crédito

Um dos grandes vilões de uma saúde financeira, com certeza é o cartão de crédito, na qual você possui acesso à um limite, na qual você provavelmente você não tem condições de arcar.

Portanto, é fundamental que controle os seus gastos no cartão de crédito, para não acabar enrolado nas faturas e taxas de juros.

6-) Faça o seu dinheiro render

Se você está percebendo que a sua renda mensal já não está sendo capaz de pagar todas as suas despesas, está na hora de buscar fazer o seu dinheiro render.

Atualmente, o mercado conta com diversas oportunidades de crescer, seja abrindo uma loja online, vendendo roupas ou guloseimas, ou até mesmo, investindo o seu dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *