O que são fundos imobiliários

Muitas pessoas que são novas nessa área de trabalho, ainda não sabem o que são os fundos imobiliários, e nem, como o mesmo funciona. Mesmo não parecendo, essa é uma informação que vale muito a pena você estar tendo conhecimento, pelo simples fato de que, muitos dos grandes investidores, investem muito em fundos imobiliários.

Caso você seja uma pessoa que deseja se tornar um grande investidor, e ainda, quer conhecer sobre esse mesmo fundo, saiba que você está no artigo correto. Isso pelo simples fato de que, ao realizar a leitura desse mesmo artigo, você poderá ter acesso as melhores informações sobre o assunto, fazendo assim com que você encontre a resposta correta para suas dúvidas.

O que são fundos imobiliários?

Um fundo imobiliário é basicamente uma espécie de “condomínio” de investidores, os mesmos reúnem os seus recursos para que eles possam ser aplicados de forma conjunta dentro do mercado imobiliário. Sendo que a dinâmica mais usada nesse mesmo “condomínio”, é que o dinheiro em questão seja usado na construção de alguma empresa ou até mesmo de um imóvel.

Onde a grande parte dos ganhos que são obtidos com as operações, geralmente são divididos entre todos aquelas pessoas que participaram do processo de alguma forma, lembrando que o valor que deve ser pago para essas mesmas pessoas, é correspondente a proporção que cada um dos participantes aplicou a sua parte.

Uma coisa que é de extrema importância estar lembrando, é o fato de que todas as decisões em relação a o que deverá se fazer com os recursos obtidos – processo que é feito somente pelo gestor do fundo em questão – precisam seguir a grande parte dos objetivos e também das políticas que já tenham sido pre-definidos, para que assim todos os participantes, possam estar participando/ajudando de alguma forma.

Vale ainda lembrar, que os investimentos realizados podem ser tanto bem sucedidos, quanto não, e é esse mesmo fator que determinará qual será a valorização ou até mesmo a desvalorização da grande parte das cotas dos fundos investidos.

Como funciona o fundo imobiliário?

Para que você possa estar entendendo de forma melhor e mais simples o funcionamento do fundo imobiliário, pode ser necessário com que você conheça alguns dos conceitos que são aplicados dentro do mesmo. Portanto, veja a seguir 4 conceitos aplicados nos fundos imobiliários:

-Ticker:

Da mesma forma como as ações daquelas empresas que são abertas, as cotas que os fundos imobiliários apresentam, são identificadas por meio de um código – também chamado de ticker. Esse mesmo código é formado por quatro letras maiúsculas, seguidas do número 11 (exemplo: XXXX11).

-Portfolio:

existe uma certa variedade em relação a empreendimentos imobiliários, em que os fundos imobiliários podem estar investindo. Vale ainda lembrar, que a escolha de como será o seu investimento, e também do que entra em seu portfolio, são alguns dos fatores que podem determinar o risco e também o potencial de retorno, de cada uma das carteiras.

-Cotas:

Da mesma forma como também acontece em outros tipos de fundos que podem ser investidos a todo momento, o patrimônio dos fundos imobiliários é sempre dividido em certas cotas. Vale a pena dizer ainda, que essas mesmas cotas, são basicamente cotas que os investidores podem adquirir ao aplicar em uma dessas mesmas carteiras.

-Valor mínimo:

Quando você está investindo na bolsa de valores, se você apresenta interesse em investir em algum fundo imobiliário, isso só pode ser realizado a partir de uma única cota, isso basicamente quer dizer que quando se tem quantias inferiores que cheguem até o valor de R$100, já é possível com que você começe a investir nessa mesma modalidade (os fundos imobiliários).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *